Seja mamãe de primeira viagem ou não, algumas dúvidas são bem normais nesse período da história de uma mulher. E aí encontramos novidades no mercado como o colágeno e suas variadas formas de consumo. Se você já se perguntou alguma das questões abaixo esse artigo é para você!

  • Colágeno na gravidez faz bem?
  • Tomar colágeno na gravidez é seguro?
  • Gestantes podem consumir colágeno?
  • Posso ingerir colágeno durante a amamentação?
  • Tomar colágeno estando grávida prejudica o bebê?
  • O colágeno evita estrias e celulite durante a gravidez?
  • Posso consumir o colágeno durante a gravidez por conta própria?
  • A ingestão de colágeno deve ser feita somente durante a gravidez?
“colageno-na-gravidez”

Posso tomar colágeno na gravidez?

Sim. O colágeno hidrolisado é recomendado para gestantes 🤰e mulheres em período de amamentação, desde que seja sob orientação médica. Também é aconselhada a ingestão de colágeno sem açúcar e sem corantes.

Segundo a médica cirurgiã Carla Góes Sallet, que escreveu o livro "Grávida e Bela", a produção de colágeno diminui durante a gravidez. Logo, repor esse nutriente é muito importante nessa fase.

Tomar colágeno estando grávida prejudica o bebê?

Não há indícios de que o colágeno prejudique a qualidade ou quantidade do leite materno ou o desenvolvimento do feto. Isso acontece porque ele é uma proteína natural, que o próprio corpo produz. Tomar colágeno durante a gravidez é seguro sim!

Benefícios do colágeno na gravidez

No decorrer da gravidez, o corpo da futura mamãe se ajusta todo para dar o melhor ao bebê que está se formando. São muitas as alterações: a pele se estica muito, mudanças nos hormônios, ganho de peso e outras modificações do corpo. Com isso tudo acontecendo a elastina e o colágeno presentes nos tecidos do corpo se rompem causando quebra das fibras de sustentação da pele.

É devido a esse processo que as estrias (brancas, vermelhas e inclusive as estrias roxas e pretas) aparecem, além da celulite e flacidez. Por isso tomar colágeno durante a gestação é recomendado por tantos profissionais. Verifique com seu médico ou médica (GO, nutricionista, endócrino, etc).

Veja os benefícios de consumir colágeno na gravidez:

  • Fornece hidratação e resistência a pele;
  • Auxilia na prevenção das estrias;
  • Evita o aparecimento de celulite;
  • Combate a flacidez da pele;
  • Melhora das articulações, tendões e ossos da gestante.

Devo parar de tomar o colágeno durante a amamentação?

Lactantes podem tomar colágeno hidrolisado. Se for do tipo 1 e 3 (indicados para o tratamento de pele, unhas e cabelos), não precisa interromper o uso.

No entanto, o tipo 2 (para articulações, cartilagens, músculos e ossos) não é indicado para consumo durante a amamentação, pois os estudos sobre isso ainda não chegaram a uma conclusão definida se atinge o bebê ou não.

Por isso é muito importante não tomar o colágeno por conta própria durante a gravidez. É um momento especial, de diversas mudanças para o organismo da mulher e do bebê, fazendo com que a orientação médica seja muito importante e necessária.

Tomar colágeno na gravidez evita estrias

O colágeno constitui a estrutura dos tecidos do corpo humano e representa 30% das proteínas do nosso organismo. Ele é a fibra que dá sustentação e firmeza a pele, que faz a pele se reconstruir no processo de cicatrização.

“colageno-na-gravidez”

As estrias são cicatrizes que surgiram porque a pele foi muito esticada (pela gravidez, ganho de peso, crescimento natural). Logo, ingerir colágeno ajudará também na cicatrização das fibras que se romperam e causaram a estria. Bem como ajudará a evitar que essas fibras se rompam.

É importante, da mesma forma, ajudar a pele com a hidratação certa. Conversei com algumas mamães e elas indicaram os melhores produtos para isso:

Materkin;

Mamy baby;

Mary kay;

Óleo de amêndoas doce.

O mesmo vale para a celulite. Tomar colágeno e hidratar a pele previne o aparecimento dos furinhos também!

Tomar colágeno antes de engravidar ajuda?

Sim e muito. A partir dos 30 anos de idade o corpo diminui a produção de colágeno em 1% ao ano. Isso significa que a cada aniversário, 40, 50, 60 anos adentro, produzimos cada vez menos da proteína. Logo, fazer a suplementação de colágeno antes de engravidar:

  • Fortalece cabelos e unhas;
  • Combate a flacidez;
  • Regenera os tecidos da pele;
  • Previne o desgaste das articulações e tendões;
  • Ajuda no combate a perda de peso;
  • Previne o aparecimento da celulite e estrias.

A ingestão de colágeno não deve ser feita somente no período da gravidez. Mas antes, durante e depois. Já que o colágeno não traz problemas a amamentação.

Peptídeos de colágeno na gravidez

O colágeno hidrolisado ou o colágeno verisol podem ser consumidos por gestantes  e lactantes. Os peptídeos especiais do tipo verisol estimulam o metabolismo a produzir colágeno e também impedem a degradação da proteína existente na pele. Para entender mais sobre o colágeno hidrolisado veja esse meu artigo.

Quanto custa?

Tomar cápsulas de colágeno na gravidez, como vimos, tem vários benefícios. É necessário buscar marcas de confiança e comprar nos sites oficiais. Pois há muitas falsificações por ai! O preço é bem acessível, por exemplo, o Renova 31 tem pacotes a partir de R$17,77 ao mês. Conheça as marcas confiáveis:

Renova 31

Bellecaps

Dermacaps

Colágeno para deslocamento de placenta ou de saco gestacional

Não há indícios definitivos de que o colágeno atue na prevenção ou tratamento do descolamento de placenta ou saco gestacional. As pesquisa estão muito iniciais. Lembrando que esse problema é muito grave e deve ser procurado atendimento médico com urgência caso aconteça.

Suco de colágeno

A jornalista e apresentadora Mariana Ferrão e a musa fitness Bella Falconi revelaram que tomam suco de colágeno durante a gravidez.

Mariana inventa uma receita a cada manhã, combinando as frutas preferidas com uma colher de sopa de colágeno. Só não vale usar a couve, pois a folha não é aconselhada para o consumo de grávidas.

Já Bella toma suco de uva integral e orgânico com colágeno hidrolisado. Esse suco tem poderes vasodilatadores favorecendo um parto natural.

Veja essas dicas de alimentos ricos em colágeno para você dar um up nos seus sucos!

Comente aqui de quantas semanas de gravidez você está e se toma colágeno. Vamos trocar experiências!

Está com dúvidas de como tomar colágeno? Veja esse manual rápido e prático.

Até mais!